terça-feira, 24 de junho de 2014

Biomecânica: Um pouco de sua história!

A Biomecânica Mecânica é a mecânica dos organismos vivos, ou seja, é o movimento de todos os seres vivos e pode ser dividida em duas parte: Biomecânica externa e interna. A biomecânica externa, estuda as
forças físicas que agem sobre algum corpo, enquanto a interna estuda a mecânica e os aspectos físicos e biofísicos das articulações, ossos e tecidos histológicos do corpo.
Hoje em dia, além de ser uma das maiores áreas de estudos com laboratórios específicos e diversos níveis, também é oferecia nas faculdades de Educação Física, Fisioterapia, Engenharia Biomédica e Terapia Ocupacional. Os primeiros registros de Biomecânica sobre movimentos corporais, tanto do homem, quanto dos animais, foram realizados por Aristóteles, que registrou suas primeiras observações sobre o ato de caminhar dos seres vivos, incluindo o homem, como consequência da ação de seus membros inferiores contra o solo.
Séculos depois, suas observações foram ratificadas pela Terceira Lei de Newton, porém, é claro, a história da Biomecânica estava apenas começando e teria que dar muitos e muitos passos à frente para que o estudo conseguisse ficar ainda mais complexo com a chegada da fotografia anos mais tarde. Com esta nova invenção, surgiram novas possibilidades e novas metodologias para as análises de movimentação que ganhou o nome de Cinemetria, ou seja, o congelamento de movimentos, o registro e consequentemente a quantificação geométrica por meio das fotografias para uma descrição mais precisa, utilizado até os dias de hoje.
A Biomecânica pode ser dividida em dois movimentos chamados de Estático: Quando um corpo está em repouso, ele tende a continuar em repouso. Ex: "Em pé dentro de um ônibus que está parado e quando ele acelerea nós somos empurrados para trás". E o movimento Dinâmico: Quando um corpo está em movimento constante, ele continua neste movimento. Ex: "Quando estamos dirigindo um carro e freiamos bruscamente, somos empurrados para frente".
A Biomecânica também é usada para manifestações mecânicas de comando enviados pelo Sistema Nervoso (SN), ângulos formados entre segmentos que influênciam o movimento e a produção de força, medir distâncias, deslocamentos, velocidades e aceleração de um segmento, de um ponto do corpo, ou do corpo como um todo, a força que os músculos estão fazendo com uso de alavancas e cargas articulares, forças de contato da caminhada, corrida, saltos com estudo de impacto e amortecimento e a atividade dos músculos gerando força e movimento, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário